Home Creative Star CREATIVE STAR: RENATA ESTEFAN

CREATIVE STAR: RENATA ESTEFAN

by Language Partners
0 comment

When Renata Estefan took part in the interview process to study at UAL in Rio, she was concluding her Fashion Design course at Senai Cetiq. Determined to achieve her goal of studying on the prestigious MA Fashion Womenswear course at Central Saint Martins, she joined the intensive Fashion Portfolio Development course at CSM:Fashion Folio.
From this program she achieved a place on the one year Graduate Diploma course at CSM in Fashion.
It was while she was in this course that the CSM tutors recognised both her ability and tenacious work ethic!

As well as studying, Renata has shown a dedication to helping other students achieve their goals by running workshops and offering individual advice to students about the development of their portfolios.

This is what Renata had to say about studying on the MA Fashion Womenswear course at CSM when I spoke to her recently.

Jeremy Madeley – Director Language Partners
(
Official Recruitment Representative, UAL in Brazil)

 

A Renata Estefan fala da importancia de criar uma forte identidade no seu trabalho

O curso de mestrado em moda que estou fazendo atualmente na Central Saint Martins tem sido a experiência profissional mais intensa e engrandecedora que eu já vivenciei.  Os alunos são excepcionais e os professores brilhantes. Eu já tive 5 projetos e em cada um desses projetos eu descobri mais de mim mesma. Conheço melhor o meu gosto, os clientes que quero vestir e as marcas com as quais pretendo competir. Temos um projeto em grupo que me permitiu entender perfeitamente a importância da liderança e do trabalho em equipe.

De todos os projetos , o que eu mais gostei foi o da pré-coleção, onde devemos pesquisar tudo e qualquer coisa que nos inspire ( roupas, moda, história, artes, etc ) e temos que criar três looks que dariam uma breve ideia do que pretendemos para nossa coleção final.  Como eu aprecio a essência conservadora e austera  em uma roupa , o meu maior desafio tem sido balancear isso com um pouco mais de frescor e contemporaneidade.
A parte mais difícil desse mestrado no geral é quando as críticas recaem sobre a identidade da sua marca. Muitos alunos ainda não estão seguros quanto a identidade das suas criações e isso atrasa demais o processo de desenvolvimento da coleção. Se você não conhece o seu gosto e o gosto dos seus clientes você fica literalmente perdido e dependente de grandes insights e ideais. Mas se você tem um estilo forte e identificável você não precisa de grandes ideias, apenas de peças bonitas e originais.  Para saber se você tem uma identidade ou não é simples: Se o seu portfólio estivesse em meio à outros 50, sem o seu nome, seria possível reconhecer que esse trabalho é seu ? Quando sua coleção entrar na passarela em meio à outros 15 alunos, saberão que aquelas peças são suas ?Você reconhece que um desfile é Roksanda Ilincic assim que o vê e reconhece que um desfile é Chanel nos primeiros looks.
Isso é identidade. E ter uma identidade, nesse mestrado, se mostrou fundamental. O maior conselho que posso dar à um aluno de moda é esse: estude até dizer chega, todos os cursos possíveis. Todos os níveis existentes. Se existisse um PHD em moda eu faria.  Não tenha pressa em trabalhar e ganhar dinheiro. Estudar é a melhor maneira de se preparar para enfrentar essa industria “Wild” que vemos hoje em dia.

Renata Estefan 

You may also like

Leave a Comment