Home Creative Star CREATIVE STAR: JULLIANA CISZAK

CREATIVE STAR: JULLIANA CISZAK

by Language Partners
0 comment

Nossa Creative Star deste mês é a Juliana Ciszak. Ela cursou um semestre da faculdade  de Fashion Product Design em Londres, dentro do programa Study Abroad da London College of Fashion. Além disso, Juliana também aproveitou o período na cidade para conhecer alguns short courses da Central Saint Martins.

No bate-papo abaixo ela conta um pouco mais sobre sua experiência:

LP: O que levou você a querer estudar UAL? Como conheceu a universidade?
Juliana: Eu sempre tive interesse nas universidades de moda de Londres, todas do grupo UAL. Descobri a universidade quando realizava pesquisas sobre a trajetória dos meus estilistas favoritos que me inspiravam, como Alexander Mcqueen e John Galliano, entre outros muitos importantes nomes que passaram pela universidade. Sabia que a UAL era conhecida por incentivar muito a criatividade, entre todas as universidades conhecidas na área de moda, o que me fez ter muito interesse em estudar lá.

LP: Como foi o processo seletivo para o curso?
Juliana: De início foi um pouco difícil, visto que eles têm um padrão de portfolio um pouco diferente do que no Brasil, na minha opinião. Eu tive que rever os meus projetos e criar um portfolio especial para o processo seletivo. Me inscrevi nas duas principais Colleges que eu queria (LCF e CSM) e acabei ingressando no Fashion Product Design na LCF.

LP: Que dica sobre o curso você daria para um estudante que esteja pensando em seguir o mesmo caminho?
Juliana: Eu diria para não ter medo de mostrar suas ideias e sua criatividade. Lá todos os alunos estão aprendendo, e é muito interessante a troca que existe de referências, devido as diferentes culturas. Também acredito que é  importante ressaltar que se estude coisas que você não têm possibilidade de estudar na sua cidade, país. Existem lá muitas opções, e todos os cursos são muito bons, todos. Fiz cursos curtos no final, em janeiro, e foi muito gratificante os resultados que obtive.

LP: Você poderia nos contar um pouco mais sobre o seu trabalho?
Juliana: Eu fui para Londres com algumas ideias na cabeça sobre quem eu sou e quais caminhos queria seguir. Voltei outra pessoa, como já era de se imaginar.

Estar em Londres estudando sozinha, sem familiares por perto, sem amigos (apenas os novos que você fizer), fez toda a diferença no meu processo de autoconhecimento que esse tipo de experiência traz.
Eu percebi que, apesar de ter um portfolio muito bom em styling, criação de coleções de moda, o que eu gosto de verdade é ilustração e foi em Londres que tive certeza disso. A aula de Fashion Drawing foi muito importante para mim como uma porta para encontrar o meu estilo na ilustração. Eu fui para lá como se estivesse começando do zero, como se eu nunca tive desenhado, e assim aprendi muitas técnicas novas e usei materiais que antes não tinha coragem, foi muito bom para evoluir a minha ilustração.

LP: Quais são seus planos para o futuro?
Juliana: Com certeza gostaria de voltar a estudar em Londres. A cidade é muito inspiradora, o ambiente da universidade também, e acredito que uma pós lá poderia me ajudar a ser uma profissional muito mais completa. Hoje não quero mais seguir apenas no mercado de moda, quero focar mais em ilustração manual e trabalhar com isso, assim como estudar mais essa área.

You may also like

Leave a Comment