Home Creative Star CREATIVE STAR: HELENA POVOA

CREATIVE STAR: HELENA POVOA

by Language Partners
0 comment

Esse mês temos entrevista especial com uma Creative Star da UAL: a Helena Povoa está de viagem marcada para Londres para cursar o Foundation Diagnostic da Central Saint Martins. Vem conhecer mais um pouco da experiência dela no processo de admissão para a faculdade:

LP – O que levou você a querer estudar na UAL? Como conheceu a Universidade?

A minha vontade de estudar Arte veio durante a pandemia. Eu sempre tive um lado mais artístico, mas nunca havia pensado em explorar isso profissionalmente. Durante a pandemia eu coloquei tudo em perspectiva e decidi fazer o quê eu realmente amo. Foi nesse momento que comecei a pesquisar as faculdades. Já havia ouvido falar sobre a UAL através de algumas amigas que também tinham interesse em outros cursos, mas o que mais me chamou a atenção é que o meu designer favorito – Alexander McQueen – estou na UAL. E aí eu comecei a ter um carinho especial pela universidade. Lógico que não foi só isso que me fez optar pela UAL, mas nas minhas pesquisas eu vi que a proposta deles tinha muita sinergia com o meu perfil. Uma coisa que me chamou muito a atenção foi quando eu abri o site da universidade e há um testimonial de uma pessoa dizendo que a UAL é uma “fábrica de criar problemas”. Eu achei isso incrível. É justamente o que eu penso sobre a Arte: ela precisa criar uma reação nas pessoas. Se ela não despertar uma emoção, ela não foi bem sucedida no seu trabalho. Então, o fato da UAL valorizar tanto isso, me fez perceber que aquele era o meu lugar.

LP – Como foi o processo seletivo para o curso?

Eu sou uma pessoa muito ansiosa. Mas valeu a pena e faria tudo de novo. Eu comecei a trabalhar no meu portfólio muito cedo. Fiquei, no total, uns três anos trabalhando no meu portfólio – na época também eu estudava em período integral, então, tinha que trabalhar nele nos intervalos. Depois eu entrei em contato com a LP que me ajudou a organizar meu portfólio e torná-lo apresentável para a universidade. E, em seguida, veio a etapa dos documentos, IELTS e etc. A parte mais difícil pra mim foi a espera do resultado. Rs Agora eu já confirmei minha oferta, já escolhi minha acomodação, estou tirando o visto e resolvendo alguns detalhes finais.

LP – Quais são as suas expectativas para esse curso?

As minhas expectativas são exorbitantes. Sempre foi o meu sonho. E, além disso, tem muito a ver com o Feedback que recebi da própria UAL durante o processo seletivo. Eles disseram que o meu portfólio é muito amplo, com muitas vertentes exploradas: moda, escultura, fotografia…entao, o Foundation Diagnostic, pra mim, é o melhor de todos os cursos. Porque vou passar por várias áreas da Arte antes decidir em qual quero me especializar. Então, acho que vai se ótimo e um momento de descoberta. Estar dentro, trabalhando, vendo com tudo funciona, será muito esclarecedor.

LP -Que dica sobre o curso você daria para um estudante que esteja pensando em seguir o mesmo caminho?

Sem dúvida, a minha primeira dica seria que toda ajuda é bem-vinda. Não só na parte burocrática, mas também na parte artística e emocional – porque é não é um processo fácil. Lembre-se que tem sempre alguém pra te ajudar. E busque feedbacks de pessoas da sua área sobre o seu portfólio, sua arte. Esteja aberto a ouvir as dicas e opiniões. Uma dica pessoal: eu contei histórias muito pessoais no meu portfólio. Eu busquei mostrar através do meu portfólio quem eu seu. Seja fiel a quem você é e não tente fazer algo só pra agradar. Trabalhe no que você acredita!

LP – Quais são os planos para o futuro?

Eu estou tentando trabalhar a minha ansiedade e por isso não estou pensando tanto nos planos futuros. Eu quero me descobrir, em encontrar como artista, e me especializar. Eu sempre tive um sonho grande de ter a minha própria marca, mostrar para o mundo o quê eu tenho a oferecer. Mas, no momento, estou focando em um passo de cada vez e, principalmente, na universidade.

You may also like

Leave a Comment