Home Creative Star CREATIVE STAR: FERNANDA LIBERTI

CREATIVE STAR: FERNANDA LIBERTI

by Language Partners
0 comment

Uma artista multimidia. É assim que a carioca Fernanda Liberti se define. Sua paixão por imagens é evidente em seu trabalho que unes colagens, videos e fotografia. Sempre com um olhar diferente e apurado sobre a realidade. Fernanda é ex-aluna da London College of Communication, onde graduou-se com Honra no curso de fotografia. Ela bateu um papo com a gente sobre seu trabalho, os estudos na UAL e a vida em Londres. Confira abaixo:

LP – O que levou você a querer estudar na UAL?  Como conheceu a Universidade?

FL – Eu sempre tive o desejo de estudar e morar fora, e uma amiga que tinha interesse na CSM acabou me falando mais sobre a universidade e eu resolvi tentar entrar pro curso. No final passei para quatro cursos, em  diferentes lugares do mundo, e fiquei bem dividida, mas acabei escolhendo a UAL pela reputação, estrutura e por ser em Londres. 

LP – Como foi o processo seletivo para o curso?

FL – O processo foi bem simples graças a Language Partners, que permitiu que eu pudesse fazer tudo pelo Brasil sem ter a necessidade de ir a Inglaterra para fazer a entrevista, etc. Eu, na verdade, comecei o processo bem cedo, aos 16 anos, e passei pro curso dois anos antes de acabar a escola.

Eu achei o processo mais fácil do que imaginava que seria. Eu primeiro passei para o Foundation course da LCC, e já na universidade, passar para a graduação foi bem tranquilo.

LP – Que dica sobre o curso você daria para um estudante que esteja pensando em seguir o mesmo caminho?

FL – Eu diria pra ter calma, determinação e confiar no destino e nos profissionais envolvidos. Eu inicialmente queria ir pra CSM e na entrevista eles acabaram me dando uma vaga na LCC, que hoje em dia eu vejo que foi a melhor coisa que poderia acontecer, mesmo eu na época querendo outra coisa. A maior dica é pesquisar a metodologia e os alunos que foram do curso, e ver se você se identifica.

LP- Como você acha que o curso te ajudou a se preparar para os próximos passos na sua carreira?

FL – Acho que o mais importante que o curso me ajudou foi no desenvolvimento do meu pensamento crítico, que permitiu desenvolver mais profundamente o meu olhar artístico, e isso é o que mais me ajuda na minha carreira. O curso também me ofereceu grande conhecimento teórico e prático, que também é essencial para exercer a minha profissão hoje em dia.

LP- Você poderia nos contar um pouco mais sobre o seu trabalho

FL – Possuo uma prática artística e uma comercial.A artística é baseada em diferentes pesquisas minhas e ao mundo a minha volta, incluindo as pessoas que o habitam. Fotografo muito o mundo a minha volta e especialmente os meus amigos.

Meu último projeto foi um estudo sobre a influência colonial pela vegetação da ilha de Las Palmas de Gran Canaria, e agora estou focando minha pesquisa em objetos indígenas que foram tirados do Brasil durante a colonização europeia. 

Já no comercial, hoje em dia eu trabalho como fotografa e video maker freelancer, e desde que me formei trabalhei em diferentes projetos e produções pelo mundo. Trabalho muito com video clipes, música e marcas. 

LP – Quais são os planos para o futuro?

FL – Meus planos pro futuro são de cada vez mais combinar a minha prática artística com a comercial, podendo cada vez mais me jogar criativamente no meu trabalho. Eu recentemente fui aceita em um mestrado na Inglaterra, que será um catalizador para o inicio de uma carreira acadêmica, que também é de meu interesse. 

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Fernanda? Então dá só uma olhada no site dela: https://www.fernandaliberti.com

You may also like

Leave a Comment